METODOLOGIA

Através de um amplo e diversificado material didático, o aluno desenvolve o idioma mediante a realização de atividades lúdicas.

Todo o conteúdo estrutural da língua (gramática, vocabulário e fonética), assim como todas as abordagens temáticas (cultura e atualidades), são disponibilizadas ao aluno de acordo com seus interesses específicos e necessidades.

A proximidade entre aluno e professor num curso particular de francês permite um aprendizado significativo e aulas verdadeiramente personalizadas.

O Cadre Européen Commun de Réference e o Aprendizado da Língua Francesa

Os profissionais de ensino da língua francesa utilizam ferramentas metodológicas estabelecidas pelo CECR - Cadre Européen Commun de Référence (Quadro Europeu Comum de Referência), que tem como objetivo ensinar francês através de uma base comum a todos os estrangeiros. Os níveis de referência são: A, B e C, que compreendem:

Usuário Básico

A1 (iniciante) * A2 (intermediário)

Usuário Independente

B1 (intermediário intenso) * B2 (avançado)

Usuário Experiente

C1 (autônomo) * C2 (domínio)

Como não poderia ser diferente, todo o método de ensino é estabelecido seguindo estas referências. A determinação do tempo de estudo a ser empreendido para cada nível varia de aluno para aluno.

Em média, um aluno que estuda durante nove meses, fazendo aulas semanais de uma hora, com relativos esforço e facilidade de assimilação, consegue atingir o nível A1/A2.

Vale ressaltar a importância do estudo complementar em casa, buscando o aperfeiçoamento da leitura e da escuta.

Atividades Extras e Vivenciais

Ao longo do curso são propostas atividades especiais como: ateliers de arte e música, visitas a exposições e encontros informais, realizados de acordo com a disponibilidade de agenda de alunos e professora.


Literatura Didática e Material de Apoio

Méthodes e Livros de Apoio

Toda a literatura atual dirigida ao aprendizado do idioma francês é estruturada segundo os tópicos conceituais do Cadre Européen Commun de Référence.

Fundamental parceiro do professor e do aluno de FLE, o livro didático francês tem atendido com grande desenvoltura as demandas pedagógicas da atualidade. Em meus cursos utilizo livros das editoras Hachette, CLE International, Didier, PUG, Maison des Langues, Chronique Sociale, consideradas as mais renomadas maisons d´édition para o aprendizado da língua.

Arquivos Musicais

A música é um notável recurso pedagógico no aprendizado de um idioma estrangeiro. Não basta apenas reproduzir uma canção e solicitar ao aluno que - acompanhe. É necessário encarar a canção como um rico documento sonoro a ser trabalhado com detalhada atenção junto ao aprendiz.

O trabalho de exploração pedagógica da música de língua francesa é feito em aulas especiais (oficinas temáticas), sendo possível exercitar de modo autônomo a compreensão oral e ampliar seu vocabulário, de forma leve e lúdica.