ESTANTE FLE

Para o estudante de francês, bem como para o profissional de seu ensino, conhecer com profundidade o panorama editorial destinado à difusão do Français Langue Étrangère é fundamental.

Neste espaço, compartilho com vocês algumas indicações de obras destinadas ao estudo do francês, todas integrantes de meu acervo.

Référentiel pour le Cadre Européen Commun

Aude Chauvet (Aliance Française - CLE International)

Uma introdução ao estudo da estrutura do Cadre Européen Commun de Référence através de esquemas práticos, onde são mostrados, para cada nível de aprendizagem, as competências necessárias.

Cours de Langue et Civilisation Françaises

Gaston Mauger (Ao Livro Técnico)

Clássico da literatura FLE, o "Mauger", através de sua boa contextualização lexical e gramatical e estrutura gradual, permite ao aluno bons resultados em sua aprendizagem inicial do idioma.

Les Expressions Idiomatiques

Isabelle Cholet e Jean-Michel Robert (CLE International)

De modo objetivo e simples, este guide apresenta o significado de diversos idiomatismos franceses, distribuídos em seções temáticas e abrangendo as mais variadas situações cotidianas.

Objectif Diplomatie : Le Français des Relations Européennes et Internationales

Laurence Riehl, Michel Soignet e Marie-Hélène Amiot (Hachette)

Concebido para um aprendizado rápido do francês diplomático, Objectif Diplomatie oferece um conteúdo gramatical e temático de forma ágil, bem ordenada e bastante intuitiva.

Version Originale

Vários autores (Maison des Langues)

Método que mais se aproxima do conceito do approche actionnelle no ensino de francês, VO enfatiza, sobretudo, a aquisição bem ordenada das competências comunicacionais.

Palavra-Chave : Dicionário Semibilingue de Francês para Brasileiros

Vários autores (Martins Fontes)

Focado nas particularidades do estudante brasileiro de francês, o dicionário Palavra-Chave confere a significação dos termos franceses com clareza e objetividade.

Dictionnaire Illustré de Français

Vários autores (ELI)

Este simpático dicionário traz a representação visual de 1500 palavras francesas, abrangendo os mais diversos assuntos. Um CD-Rom encartado disponibiliza o registro sonoro dos termos.

Jogos Educativos

Vários autores (ELI e Hatier)

Além de divertirem, os jogos pedagógicos das editoras ELI e Hatier são excelentes para o enriquecimento do vocabulário e do melhor entendimento das regras gramaticais francesas.

Le Nouvel Édito B2

Didier Heu e Jean-Jacques Mabilat

Voltado para os alunos de nível avançado, este elogiado método traz excelente conteúdo textual, disposto em um design limpo, atrativo, e com criativas atividades.

Vite et Bien

Claire Miquel (CLE International)

Para a aquisição "rápida" do idioma francês. Com notável objetividade, VB apresenta os pontos fundamentais da língua francesa, provocando ao aluno uma busca mais ativa por autonomia na aprendizagem.

Alter Ego Plus

Vários autores (Hachette)

Um dos métodos mais utilizados em nosso país atualmente, AE Plus traz bons textos e documentos sonoros, conteúdo cultural relevante, bela disposição dos temas gramaticais e bem arranjadas atividades de fixação.

Grammaire en Dialogues

Claire Miquel (CLE International)

Com apresentação descomplicada e prática, bons textos e interessante disposição dos temas gramaticais, Grammaire en Dialogues é um livro de apoio que também pode ser utilizado como método principal.

Les Exercices Audio de la Grammaire Progressive du Français

Maïa Gregoire e Alina Kostucki (CLE International)

A célebre Grammaire Bleu (Grammaire Progressive du Français - Niveau Intermédiaire) tem nesta brochura o seu suporte para atividades de compreensão e expressão orais.

Dites-moi um peu (B1 – B2)

Karine Ulm e Anne-Marie Hinge (Presses Universitaires de Grenoble)

Este outil das prestigiosas Presses Universitaires de Grenoble é excelente para exercitar a expressão oral do aluno, visando a aquisição de uma maior fluência do idioma.