Formação Didática para Professores de FLE (Français Langue Étrangère)

Enfatizando os elementos estruturais da técnica pedagógica da língua francesa, este curso prático de Didática de FLE (Français Langue Étrangère) se propõe a oferecer capacitação e aprimoramento para professores.

Tão enriquecedor e apaixonante quanto o aprendizado da língua francesa é o estudo dos mecanismos e estruturas de seu processo de ensino. Conhecer com propriedade como se dá a transmissão e a consequente aquisição do idioma pelo aluno permite ao professor uma entusiasmante aventura intelectual. E esta não é a única recompensa pelo esforço investido em tal trabalho; professores com formação pedagógica sólida e que mantém por toda a vida uma rotina de aperfeiçoamento técnico e atualização didática constantes são os profissionais com melhores rendimentos e com as carteiras de clientes mais promissoras.

Com a proposta de oferecer aos candidatos ao magistério do FLE os fundamentos básicos da Didática da língua francesa, e aos professores militantes uma oportunidade de reciclagem e aprimoramento, desenvolvi o projeto Formação FLE. Através do estudo dos aspectos práticos e técnicos da Didática de Francês como Língua Estrangeira, este curso visa fornecer ao enseignant a autonomia e a segurança necessárias para a elaboração bem sucedida de cursos de francês atendendo aos mais variados fins específicos e sob as mais diversas circunstâncias. Da organização do ano letivo (dimensionamento da carga horária de um curso e planejamento das férias do professor) à elaboração de laboratórios de interação e produção orais e escritas, Formação FLE constitui uma estimulante oficina de estudo das técnicas e da dinâmica de ensino da língua francesa.